(Fotos tiradas por: ANDERSON MARTINS)
A BR-101, em Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos do Rio, teve o tráfego interrompido nos dois sentidos na manhã desta sexta-feira (30) por manifestantes que pediam a inclusão de dois retornos no projeto de reforma da rodovia. A passagem dos carros foi liberada por volta de 8h30 após mais de quatro horas de protesto. Pneus e pedaços de madeira foram queimados e usados para impedir o fluxo de veículos na altura do Km 197.
Segundo a concessionária Autopista Fluminense, responsável pelo trecho, foram formados 11 quilômetros de congestionamento no sentido norte e quatro no sentido no sul. Um diretor da concessionária foi até o local para receber a documentação com o pedido dos moradores. De acordo com eles, o projeto original de duplicação da BR-101, que passa por obras, prevê a construção de dois retornos. Eles seriam feitos nos quilômetros 194 e 204 da rodovia, o que aumentaria em oito quilômetros a distância entre o distrito de Professor Souza e a entrada do município.
"Não estamos pedindo nada demais. Queremos a alteração do projeto para que o retorno fique mais próximo, até por conta de socorro ou resgate de pacientes", disse Luiz Augusto de Souza, que participou do projeto, acrescentando que "um representante da empresa se comprometeu em dar um retorno para as nossas solicitações em 30 dias".
Um abaixo-assinado e um dossiê serão entregues a um representante da concessionária que administra a BR-101, segundo os manifestantes. Os documentos contêm informações sobre a distância percorrida e as consequências que a construção dos trevos no projeto original podem causar.
(Fonte: g1.com.br/intertvaltolitoral http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/10/manifestacao-fecha-br-101-por-mais-de-quatro-horas-nesta-sexta-feira.html)