O município de Casimiro de Abreu vive dias confusos, com muito disse-me-disse por parte dos políticos locais
O candidato do PSC à Prefeitura de Casimiro de Abreu declarado eleito no domingo poderá não assumir o cargo de prefeito se o Tribunal Superior Eleitoral confirmar as impugnações dos candidatos Paulo Dames e Wagner Heringer. É que a votação dos dois supera em muito a metade dos votos nominais apurados e neste caso, aponta o artigo 167 da Resolução 23.456/2015, terá de ser marcada uma nova eleição majoritária. Dames foi o mais votado no pleito de domingo, tendo recebido 11.742 votos e Heringer ficou em terceiro lugar, com 2.923. Os dois concorreram subjudice e por conta disto seus votos – que somaram 14.665 – foram armazenados em separado e Kiffer, que teve 8.503 votos, 3.239 a menos que Paulo, acabou declarado eleito. Entretanto, o inciso III o artigo 167 da Resolução 23.456/2015 diz que “não deverá a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato que obtiver o maior número de votos válidos se houver candidatos com registros indeferidos, mas com recursos ainda pendentes e cuja soma das votações nominais tenha sido superior a 50% por cento da votação válida, o que poderá, após o trânsito em julgado, ensejar nova eleição”.
De acordo o sistema de divulgação de resultado do TSE, a votação nominal válida para prefeito somou 9.257 votos, 8.503 para Kiffer, 304 para o candidato Professor Fabiano 304, 237 para João Medeiros 237 e 213 conferidos a André Menta Rio 213. Considerando que dos 25.735 eleitores que foram às urnas 515 votaram em branco e 1.298 optaram por anular, só Paulo Dames teve mais de 50% dos votos nominais para prefeito, uma conta sobre a qual advogados se debruçaram ontem para arguirem na Justiça, se for necessário, que o atual prefeito, Antonio Marcos Lemos, está blefando quando comemora a vitória de seu afilhado político e diz que Fábio é o seu sucessor eleito.
Questionamentos e resoluções a parte, os números, tanto os das pesquisas quanto os das urnas, não deixam dúvidas. Mostram que o prefeito Antonio Marcos foi duplamente rejeitado. Nas pesquisas ele apareceu com índices de reprovação variando entre 64% e 68% e, no voto, ainda que indiretamente, ele perdeu para o ex-prefeito Paulo Dames, que teve muito mais votos que o candidato lançado por ele. Na verdade Paulo foi mais votado que os quatro candidatos com votos validados juntos, uma diferença de 2.485, o que mostra que a maior liderança do município é Dames e não o atual prefeito.
Embora Antonio Marcos dê como certa a diplomação de seu afilhado político como prefeito eleito, os advogados de Paulo Dames acreditam numa vitória no TSE para que os votos conferidos ao candidato do PSB possam ser validados para ele ser diplomado em dezembro e assumir a administração municipal no dia 1 de janeiro de 2017.
Fonte:http://jornaldosmunicipiosrj.com.br/casimiro-de-abreu-podera-ter-nova-eleicao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário